Conheça a norma de sinalização de emergência e suas definições

Produtos 28/01/2022
Conheça a norma de sinalização de emergência e suas definições

Para garantir a segurança e prevenção em caso de incêndio ou outras divergência, a sinalização de emergência é primordial em ambientes fechados, inclusive de uso público.

Seja em edifícios, comércios ou condomínios residenciais, a sinalização de emergência é requisitado pelo corpo de bombeiros.

Continue aqui no blog da WAT para saber mais sobre a norma de sinalização de emergência e seus principais pontos!

NORMA DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Em 2020, a antiga norma de sinalização de emergência foi atualizada. Antes, era a norma 13434, que era dividida em 3 partes, mas a ABNT atualizou para a NBR 16820, que além de juntar todas as partes, atualizou alguns requisitos e parâmetros normativos.

A NBR 16820 apresenta os formatos de sinalização, cores, método de dimensões, alturas de instalação, entre outros pontos. As placas de sinalização de emergência possuem 5 classificações:

Sinalização de Proibição

A famosa placa de “proibido fumar” é um dos modelos de sinalização de proibição. São placas redondas com contorno e faixa diagonal em vermelho, com a figura de fundo em preto sobre fundo branco ou fotoluminescente, indicando a proibição. Além da placa de proibido fumar, existem também: proibido produzir chama, proibido utilizar água para apagar o fogo, proibido utilizar elevador em caso de incêndio e proibido obstruir este local.

Sinalização de Alerta

Essa sinalização é utilizada para alertar sobre potenciais perigos. A placa tem formato triangular, com contorno e desenho preto e fundo fotoluminescente. Esse modelo de placa pode indicar alerta geral (com sinal de exclamação), risco de incêndio, de explosão, de corrosão, de choque elétrico, de radiação e risco de exposição a produtos tóxicos.

Sinalização de Orientação e Salvamento

Conhecidas também como placas de indicação da rota de fuga, são placas retangulares ou quadradas, com fundo verde e informações fotoluminescentes. Essa sinalização indica o caminho até a saída de emergência, sinalizando também os pavimentos e a área de resgate da pessoa com cadeira de rodas.

Sinalização de Equipamentos

Indicação dos extintores, hidrantes, mangotinho e outros equipamentos de emergência. Essa sinalização pode também ser retangular ou quadrada, com fundo vermelho e informações fotoluminescentes.

Sinalização de Agente Exterior

Essa sinalização complementa a indicação dos extintores, detalhando o tipo de extintor (água, pó, gás carbônico ou espuma) e definindo o uso correto do extintor (para incêndio de líquidos inflamáveis, de equipamentos elétricos ou combustíveis sólidos).

 

Além de contar com uma linha completa de produtos de Acessibilidade, a WAT também oferece sinalização de emergência. Uma linha completa de sinalização dentro do critérios da NBR 16820. Entre em contato e solicite um orçamento!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content