Como promover acessibilidade para surdos no cinema? Conheça as principais ações!

Acessibilidade 09/12/2021
Como promover acessibilidade para surdos no cinema? Conheça as principais ações!

Algumas medidas tornam o cinema mais inclusivo, o que é essencial para compartilhamento de entretenimento e cultura

Cada vez mais a acessibilidade para surdos no cinema tem sido discutida em todo o mundo, o que é uma ótima notícia para toda a sociedade. O assunto, que faz parte de todo o cenário de acessibilidade no cinema, revela um passo rumo a um mundo cada vez mais inclusivo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat, e confira quais são as principais ações que podem ser viabilizadas.

Acessibilidade para surdos no cinema: ações práticas

Legendas descritivas

São legendas que descrevem a fala dos personagens e outros elementos sonoros que compõem a narrativa, como informações relevantes sobre a trilha sonora que está sendo executada em uma determinada cena. Tal ação é fundamental para compreensão mais ampla da história que está sendo contada, para que a pessoa com deficiência auditiva possa ter uma imersão completa no conteúdo.

Libras

Não podemos deixar de fora do nosso post de hoje a linguagem de sinais brasileira: libras! Inclusive, segundo a Instrução Normativa nº128 (Ancine), a tradução para libras deve ser exibida na própria tela do cinema ou em dispositivos individuais sem fio, como um tablet. Infelizmente, ainda se trata de uma instrução e não uma exigência legal. Quem sabe no futuro, não é mesmo?

Tecnologias assistivas

São tecnologias que podem ser aplicadas para facilitar o acesso de pessoas com problemas de audição nos cinemas de todo o mundo. Um bom exemplo é o aro magnético, que também é chamado de amplificador de indução magnética. Através deste, as pessoas que utilizam próteses auditivas com função telecoil podem receber o som de um filme, por exemplo, em suas próteses. Neste caso, a pessoa recebe apenas os sons do filme e não demais ruídos do ambiente.

Especialista em produtos de acessibilidade

A Wat tem os produtos de acessibilidade que você precisa para tornar o seu cinema ainda mais inclusivo para todas as pessoas com deficiência. São linhas completas de soluções para banheiros acessíveis e escadas acessíveis, assim como variedade em piso tátil e linha braile diferenciada. Em outras palavras, você sabe que pode contar com o know-how de quem é destaque no mercado há muitos anos. Além disso, o atendimento é realizado por profissionais que realmente entendem do assunto, o que permite um suporte ágil e direto ao ponto. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo