Como colocar piso tátil na calçada? Tudo o que você precisa saber do processo segundo a lei!

Acessibilidade 17/03/2021
Como colocar piso tátil na calçada? Tudo o que você precisa saber do processo segundo a lei!

Quando instalados da maneira correta, os pisos táteis nas calçadas garantem muito mais segurança e independência de locomoção

Os pisos táteis de alerta e direcionais  são fundamentais em diversos tipos de ambientes internos e externos. Porém, quando pensamos na instalação dos mesmos em calçadas, eles ganham ainda mais importância, afinal as calçadas brasileiras podem apresentar obstáculos variados e gerar acidentes graves às pessoas com deficiência. Justamente por isso, saber como colocar piso tátil na calçada faz toda a diferença. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat e saiba mais sobre o assunto.

Principais informações sobre como colocar piso tátil na calçada

  • Tipos de pisos táteis: o piso tátil de alerta tem como função, como o próprio nome já deixa claro, alertar sobre a presença de obstáculos no caminho. No caso das calçadas, obstáculos como bueiros, árvores e assim por diante. Já o piso tátil direcional orienta sobre mudança de direção e fluxo livre em linha reta.
  • Mudança de direção: importante ressaltar que sempre que houver mudança de direção com ângulo entre 90° e 150°, entre os pisos direcionais, deve ser instalado um piso de alerta. As dimensões devem ser equivalentes ao dobro da largura do piso direcional.
  • Encontro de faixas: sempre que houver o encontro de três faixas direcionais, o piso de alerta também deve ser instalado. Objetivo é formar uma área de alerta. Seu tamanho deve ser triplamente proporcional ao piso tátil direcional.
  • Qualidade e durabilidade: como bem sabemos, os pisos táteis são instalados em áreas com grande fluxo de pessoas, como no caso das calçadas. Logo, são soluções de acessibilidade que devem apresentar altíssimo padrão de qualidade e durabilidade, justamente para suportarem anos de impactos, mudanças climáticas, chuvas, etc. O desgaste com o passar do tempo deve ser observado com atenção.
  • Lei da acessibilidade: assim como ocorre com toda e qualquer solução de acessibilidade, você não pode realizar instalações que fogem dos padrões técnicos vigentes em todo o território nacional. A Lei da Acessibilidade existe justamente para isso, ou seja, para esclarecer dúvidas, apontar parâmetros e assim por diante.

Piso tátil para calçada é com a Wat!

Não perca mais tempo pesquisando sobre as melhores opções em piso tátil para calçada. Fale diretamente com quem realmente entende do assunto, fale com a Wat! Por aqui, você conta com o atendimento especializado, transparente e objetivo de especialistas no assunto. São profissionais que lidam diariamente com a comercialização de piso tátil de alerta e piso tátil direcional para as mais variadas aplicações, como para instalação em calçadas em todo o Brasil. Além de tudo isso, os preços e condições também são incríveis e você não pode sair do post de hoje sem solicitar um orçamento. Aproveite: fale AQUI com um dos nossos consultores.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo