Barras de apoio para idosos: sua importância e como funciona um planejamento de projeto

Acessibilidade 02/01/2019
Barras de apoio para idosos: sua importância e como funciona um planejamento de projeto

Fabricadas com materiais de altíssima qualidade, resistência e durabilidade (normalmente alumínio ou inox), as barras de apoio para idosos são soluções de acessibilidade que garantem muitos benefícios. Podem ser instaladas em diferentes ambientes públicos e privados, como em quartos de hospitais, hotéis e residências. Porém, tais barras bem comuns em banheiros públicos e privados, justamente por auxiliarem a pessoa durante o uso.

Por exemplo: homens e mulheres da terceira idade que utilizam bengalas, andadores, cadeiras de rodas ou se locomovem com certa dificuldade, utilizam as barras de apoio para idosos sempre que precisam de segurança para chegar ou vaso sanitário ou se levantar do mesmo. Inclusive, a mesma funcionalidade também favorece a instalação das barras de apoio dentro do Box, para facilitar e garantir segurança na hora do banho.

Atualmente no mercado existem diferentes modelos de barras de apoio para idosos, como no formato U, barras em L, para lavatório, barras articuladas e muitos outros. O importante na hora da escolha, principalmente quando há um planejamento de acessibilidade bem detalhado e criterioso, é escolher soluções de procedência garantida e que favoreçam a melhor instalação possível. Desta maneira, eventuais riscos de acidentes são minimizados.

Barras de apoio para idosos: banheiros adaptados

Os banheiros adaptados são àqueles que contam com soluções de acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência ou problemas / dificuldades de mobilidade. Um bom exemplo disso são as barras de apoio para idosos. Para instalar tais barras, todavia, é preciso seguir determinados padrões estabelecidos pela NBR 9050. As medidas abaixo, por exemplo, são referentes a banheiros com módulo básico:

  • Altura de 75 cm, a partir do piso;
  • Comprimento mínimo de 80 cm, considerando 50 cm a partir da extremidade frontal da bacia;
  • O diâmetro das barras de apoio deve ser entre 3,5 e 4,5 cm;
  • Já a distância de 4 cm da parede, no mínimo;
  • Barras de apoio do fundo da parede: devem ser instaladas a 11 cm (no máximo) da parede dos fundos;
  • Sua extensão, mínima, deve ser de 30 cm.

A instalação das barras de apoio para idosos, conforme as especificações citadas, deve ser coordenada e executada por profissionais experientes. Tais responsáveis devem utilizar as ferramentas e acessórios indicados, como buchas e parafusos adequados e, sempre, respeitar o processo arquitetônico e as normas de segurança e acessibilidade. A NBR 9050 é a norma regulamentadora neste caso.

A Wat é especializada em barras de apoio para idosos. Entre em contato

Know-how no mercado e estoque completo, com grande variedade de produtos. Com estes diferenciais, a Wat construiu sua reputação no mercado e hoje é referência de qualidade e diversidade de soluções para acessibilidade. Por aqui você conta com uma empresa que trabalha com o que há de melhor em barras de apoio para idosos, piso tátil (diversos modelos), placas sinalizadoras em braile, escadas e muito mais! Confira aqui todos os produtos disponíveis.

Outro diferencial é o atendimento personalizado. A equipe da Wat está sempre à disposição para responder toda e qualquer dúvida relacionada ao portfólio de produtos. Questões sobre segurança, conservação e instalação, por exemplo, são esclarecidas com total confiança e sempre no melhor prazo possível. É um compromisso com cada um dos clientes!

Quer saber mais detalhes sobre as barras de apoio para idosos e outras soluções? Envie sua mensagem eletrônica clicando aqui. Você também pode entrar em contato pelo telefone central, (11) 2018 – 0028, ou enviando mensagem via WhatsApp, através do número (11) 94720 – 5606. Aproveite a ocasião e solicite orçamento sem compromisso da solução que deseja adquirir.

 

Aguardamos a sua mensagem.

 

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo