Acessibilidade no ensino superior: principais desafios e dicas para o espaço nas universidades

Acessibilidade 15/04/2020
Acessibilidade no ensino superior: principais desafios e dicas para o espaço nas universidades

Adaptar universidades e faculdades com base nos princípios de acessibilidade no ensino superior é fundamental para garantir acesso total e seguro ao aprendizado especializado

Toda e qualquer instituição de ensino deve oferecer ambientes confortáveis e adaptados a pessoas com deficiência. A acessibilidade no ensino superior é mais que um diferencial, é uma necessidade dentro do modelo de sociedade que queremos no Brasil e em todo o mundo. A explicação é bem simples: independente da necessidade de pessoa, ela tem o direito ao ensino superior e não podem haver barreiras que dificultem seu acesso e consequentemente o aprendizado. E este é o assunto de hoje, aqui no blog da Wat. Continue a leitura.

Acessibilidade no ensino superior

Piso tátil

Nas áreas internas e externas, o uso do piso tátil de alerta e piso tátil direcional é fundamental para garantir a locomoção segura e independente para pessoas com perda total ou parcial da visão.

Elevador

Em instituições de ensino superior, a existência de elevadores é fundamental, isso porque grande parte das unidades estão presentes em prédios. O elevador adaptado deve apresentar portas largas e barras de apoio.

Mapa tátil

É um mapa com informações em relevo que indica os pontos principais da instituição de ensino. O mapa tátil deve ser instalado em determinada altura e apresentar informações de forma clara e objetiva, justamente para facilitar o conhecimento de pessoas com deficiência.

Placas em braile

Devem ser instaladas em cada sala de aula, entrada de bibliotecas, banheiros, salas de convivência e alimentação e assim por diante. A placa em braile é um item de acessibilidade indispensável.

Escadas acessíveis

Quando pensamos em escadas acessíveis, devemos considerar algumas aplicações específicas, como o uso de placa em braile para corrimão. São placas que devem ser instaladas na parede, próximas ao corrimão, e indica a localização naquele determinado ponto. Também é indicada a instalação de faixa de sinalização em cada degrau.

Banheiros acessíveis

Os banheiros de faculdade s e universidades também devem ser adaptados. Um bom exemplo disso é o uso de barra de apoio em sanitários, próximas aos vasos sanitários. Lembrando que é obrigatório dedicar um determinado número de banheiros para adaptação especial.  A instalação de alarmes PcD também uma boa ideia.

Rampas de acesso

As rampas de acesso são fundamentais em diversos pontos da instituição de ensino superior, principalmente nos acessos do local, como na entrada da localidade, áreas de convivência, praças de alimentação, bibliotecas e assim por diante. A rampa de acesso é um grande diferencial e que pode ser instalada com facilidade, evidentemente, respeitando as normas técnicas estabelecidas.

Conteúdo adaptado

Quanto pensamos em conteúdos adaptados a pessoas com deficiência, normalmente pensamos em livros e materiais didáticos para crianças e adolescentes. Porém, a acessibilidade no ensino superior também considera o uso de tecnologias assistivas, como audiobooks e livros e materiais gerais em braile.

Soluções em acessibilidade é com a Wat!

Por aqui você conta com profissionais experientes e que lidam diariamente com a comercialização de soluções de acessibilidade para instituições de ensino superior. São muitos itens disponíveis para você adequar a sua universidade e faculdade conforme os padrões estabelecidos pela Lei da Acessibilidade.

Então, não perca mais tempo pesquisando na internet! Fale com um dos nossos especialistas.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo