Acessibilidade na crise: máscara transparente é criada para auxiliar deficientes auditivos

Acessibilidade 27/05/2020
Acessibilidade na crise: máscara transparente é criada para auxiliar deficientes auditivos

Pessoas com deficiência auditiva utilizam a leitura labial para compreensão de mensagens orais. Logo, a máscara de proteção tradicional impede esta ação

Em tempos de pandemia global provocada pelo novo coronavírus, todo cuidado é pouco, inclusive quando pensamos em acessibilidade na crise. Afinal de contas, como as pessoas com deficiência auditiva podem garantir uma proteção adequada neste momento tão delicado e importante? A boa notícia é que a criatividade é um diferencial bem brasileiro e algumas opções já apareceram no mercado, como a máscara transparente para deficientes auditivos. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat, e confira todos os detalhes!

Máscara transparente: acessibilidade na crise em foco

  • Motivo da criação: pouca gente repara nisso, mas as pessoas com deficiência auditiva (total ou parcial) fazem uso da leitura labial como uma importante técnica para compreender as mensagens, já que não podem ouvir. Logo, as máscaras tradicionais (de pano ou descartáveis) utilizadas durante a pandemia, impedem a leitura labial, já que escondem a boca de quem as utiliza.
  • Como é: trata-se de uma máscara de proteção com estrutura similar aos modelos comuns, de pano ou descartáveis, porém com a parte frontal fabricada com material transparente. Sua utilização é normal, sem qualquer modificação.
  • Benefícios: as pessoas com deficiência auditiva conseguem visualizar o movimento dos lábios dos terceiros com quem interagem, facilitando assim a comunicação sempre que ela existir.
  • Quem deve usar: em um cenário ideal, todas as pessoas deveriam utilizar este tipo de máscara de proteção transparente, afinal não podemos afirmar com 100% de certeza que não encontremos alguém com problemas de audição e que utilize a leitura labial como forma de entendimento de uma mensagem. Seu uso, todavia, é mais indicado para profissionais que lidam com pacientes com tal necessidade, nos mais variados campos, assim como também amigos e familiares.

Acessibilidade é sempre uma prioridade

Assim que a pandemia provocada pelo novo coronavírus acabar, talvez a sociedade passe a ser mais inclusiva, com mais pontos de acessibilidade para facilitar a vida de quem possui alguma deficiência auditiva ou mesmo de visão ou locomoção. O exemplo das máscaras de proteção transparentes são ótimos exemplos do que pode ser diferente daqui para frente.

A Wat entende do assunto

Quando o assunto é produtos de acessibilidade, você sabe que pode confiar na Wat! São anos de experiência no mercado e o compromisso de somente trabalhar e oferecer soluções de altíssimo padrão de qualidade e conforme as exigências técnicas do setor. Em outras palavras, você não precisa se preocupar sempre que precisar comprar os produtos de acessibilidade que precisa. Comprove: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo