Acessibilidade na construção civil: conheça os principais pontos

Acessibilidade 07/10/2020
Acessibilidade na construção civil: conheça os principais pontos

Respeito, segurança e cumprimento à lei. É preciso redobrar a atenção sobre os principais pontos de acessibilidade na construção civil

Não é segredo para ninguém que segurança é fundamental na construção civil, afinal os canteiros de obra são locais com grandes riscos de acidentes. Porém, além disso, a acessibilidade na construção civil também ser analisada mais profundamente, com mais atenção. Este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Wat! Continue a leitura e conheça os principais pontos de atenção sobre acessibilidade na construção civil.

O que você precisa saber sobre acessibilidade na construção civil

  • Lei da acessibilidade: a Lei nº098/2000 é a famosa lei da acessibilidade, responsável por normatizar todos os critérios necessários para promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • Construções: a lei da acessibilidade serve como base para orientar as construções em todo o território nacional, ou seja, as edificações já devem ser construídas respeitando os parâmetros da lei.
  • Padronização: o dimensionamento, aplicação e manutenção de todos os elementos e espaços de um local público ou privado em fase de construção, devem seguir as normas da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
  • ABNT NBR 9050:2020: trata dos critérios existentes para adaptação de edificações, ambientes, mobiliários e equipamentos urbanos. Importante ressaltar que é uma norma em constante atualização e é preciso redobrar a atenção em relação a futuras mudanças.
  • ABNT NBR 16537:2016: estabelece os critérios para instalação de pisos táteis direcionais e pisos táteis de alerta. Em construções, é uma norma que deve ser considerada. O responsável pela obra deve ter total consciência de sua importância.

Pontos de atenção quando pensamos em acessibilidade na construção civil

  • Rampas de acesso: é preciso considerar a altura do desnível para construção das rampas de acesso, assim como o comprimento da projeção horizontal. A inclinação não deve ser maior que 8%. Se ultrapassar, é preciso criar patamares de descanso a cada 50 metros.
  • Passagem e vãos: importante observar que as áreas de circulação devem ter largura mínima de 90 centímetros. Já os dormitórios exigem 1,50 metros de diâmetro livre. Tais especificações garantem o giro completo de cadeiras de rodas.
  • Portas e aberturas: durante as obras, o construtor deve garantir espaço entre os batentes de, pelo menos, 90 centímetros. E em relação às portas de correr, os trilhos devem ser instalados somente na parte superior, justamente para não criar um obstáculo na passagem.
  • Escadas: 1% é o máximo permitido de inclinação transversal em escadas internas. Já para escadas externas, o máximo é de 2% de inclinação. Sobre a largura, é importante analisar o futuro fluxo de pessoas, sendo em áreas comuns o mínimo permitido de 1,20 metros. Não se esqueça que guarda-corpos e corrimãos devem ser instalados na parede. Também vale a pena conhecer mais sobre as escadas acessíveis.
  • Pisos antiderrapantes: devem ser utilizados em todas as áreas comuns da construção, principalmente em áreas molhadas. A nivelação perfeita é uma exigência que não se pode abrir mão.
  • Banheiros acessíveis: em um projeto de acessibilidade completo, os banheiros devem ser acessíveis, contando com barras de apoio fabricadas com material resistente à corrosão. Torneira acessível e alarme para banheiro PcD também são itens fundamentais.
  • Luzes com sensor de movimento: garantem muito mais segurança e devem ser instaladas em pontos estratégicos onde possa existir fluxo de pessoas.
  • Mecanismos de acionamento: todos os interruptores, tomadas, quadros de luz, interfones, registros, válvulas de descargas, torneiras… todos os mecanismos de acionamento devem ser instalados em alturas compatíveis com as normas da ABNT e devem conter mecanismos de acionamento adaptado, como alavancas.

Acessibilidade é com a Wat!

Por aqui, você encontra soluções em acessibilidade de extrema qualidade para garantir o que há de melhor em acessibilidade na construção civil. Fale com quem realmente entende do assunto: entre em contato com um dos nossos especialistas.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo