Acessibilidade na comunicação interna: como promover comunicação inclusiva nas empresas?

Acessibilidade 17/02/2021
Acessibilidade na comunicação interna: como promover comunicação inclusiva nas empresas?

Seja qual for o segmento de atuação, ou porte da empresa, a acessibilidade na comunicação interna deve ser uma prioridade

Toda empresa de sucesso tem um ponto em comum: a comunicação interna. E, dentro deste cenário, não tem como pensar numa empresa de sucesso pelos próximos anos e décadas que não invista na acessibilidade na comunicação interna, principalmente como foco na diminuição das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. Este é um caminho sem volta e também é um assunto que deveria ser tratado como prioridade por empresas de todos os portes e segmentos, sem exceção.

Pontos de atenção em acessibilidade na comunicação interna

  • Design universal: este é um termo criado em 1985 por Ronald L.Mace e que consiste na ideia de projetar produtos, serviços, ambientes e interfaces acessíveis para todas as pessoas, independentemente das condições sociais, físicas/motoras, psicológicas dos indivíduos. Este é o ponto de partida da acessibilidade na comunicação interna.
  • Canais de comunicação: a empresa deve pensar na maior variedade de canais de comunicação para informar todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência. Por exemplo, no caso de colaboradores com deficiência visual, é indispensável o uso de tecnologias de áudio para as mais variadas funções, seja para leitura de e-mails ou treinamentos.
  • Conheça seus colaboradores: é uma estratégia inteligente. Pergunte quais soluções poderiam ser aplicadas, o que seria melhor para o local de trabalho e assim por diante. A generalização é sempre um caminho perigoso, pois pode ser muito superficial e não atender às expectativas de quem realmente precisa.
  • Empatia na comunicação: na psicologia, a empatia é definida como a capacidade de identificação de um indivíduo com outra pessoa. Quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de terceiros. A comunicação da empresa deve fazer esse exercício para tornar todos os pontos de contato mais adequados.

Soluções em acessibilidade é com a Wat!

O que você procura está aqui! São diversos produtos de altíssima qualidade para você comprar o que precisa para deixar sua empresa adequadamente preparada para pessoas com deficiência. Estamos falando de linha completa de piso tátil (alerta e direcional), linha braile e também soluções de primeira linha para adaptação de banheiros acessíveis e escadas acessíveis. Todas as linhas, sem exceção, atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança que os órgãos regulamentadores exigem. E outro grande diferencial é o atendimento realizado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam diretamente com soluções de acessibilidade para os mais diversos tipos de clientes. Saiba mais: fale aqui com um dos nossos consultores.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo