Acessibilidade em teatros: veja como adaptar o espaço com sucesso

Acessibilidade 22/07/2020
Acessibilidade em teatros: veja como adaptar o espaço com sucesso

Quando o teatro é acessível, mais pessoas passam a ter acesso à cultura e isso contribui diretamente para o bem-estar e autoestima

O acesso à cultura é parte fundamental para o bem-estar e para a própria saúde de todos nós. Justamente por isso, pensar em acessibilidade em teatros é essencial nas pequenas e grandes cidades. A Wat, como especialista em soluções de acessibilidade, sabe muito bem disso e oferece produtos de alta qualidade para você viabilizar todas as mudanças necessárias no espaço. E para deixar tudo ainda melhor, o post de hoje apresenta os principais pontos de atenção. Continue a leitura e aproveite para deixar no campo de comentários suas dúvidas sobre o tema.

O que você precisa fazer para garantir acessibilidade em teatros

  • NBR 9050/15: é a norma que regulamenta a acessibilidade em teatros, ou seja, todos os parâmetros que devem ser obrigatoriamente seguidos.
  • Assentos reservados: o teatro deve reservar um determinado número de assentos para pessoas com deficiência, obesos ou com mobilidade reduzida. Tais lugares devem apresentar o símbolo internacional de acesso. Confira:
    • Até mil lugares: 2% de assentos preferenciais para pessoas em cadeira de rodas e também 2% de assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
    • Além de 1000 lugares: 20 assentos reservados para pessoas em cadeira de rodas e (atenção) mais um por cento do que exceder 1000 lugares. Além disso, também 20 assentos para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e (atenção) mais um por cento do que exceder 1000 lugares.
  • Pisos táteis: existem dois modelos principais de piso tátil no mercado, o piso tátil de alerta o piso tátil direcional, que possuem funções distintas, mas que devem ser instalados em conjunto no teatro, em suas rampas, elevadores, escadas, corredores e demais ambientes.
  • Placas em braile: um produto de acessibilidade indispensável para as pessoas com deficiência visual, total ou parcial, consigam se orientar sobre a localização dos espaços em comum do teatro.
  • Mapa tátil: é um mapa que deve ser instalado na entrada do teatro, com superfície em braile para informar e orientar sobre o espaço.
  • Escadas acessíveis: se o teatro possui escadas, as mesmas devem ser adaptadas também, com o uso de de placa em braile no corrimão, faixa de sinalização nos degraus e anel tátil de corrimão.
  • Banheiros adaptados: devem apresentar barras de apoio e alarme PcD, que informa sobre acidentes ocorridos na parte interna.
  • Rotas de fuga e saídas de emergência: devem ser acessíveis, sem qualquer tipo de obstáculo no caminho.
  • Camarins: também devem contar com soluções de acessibilidade para permitir o acesso de profissionais e acompanhantes com deficiência e mobilidade reduzida.

Fale com a Wat!

Contamos com a combinação perfeita para atender suas necessidades: profissionais que entendem do assunto e um estoque completo, com produto de acessibilidade para diversas necessidades e com preços e condições imperdíveis! Aproveite o momento e fale com um dos nossos especialistas.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo