Acessibilidade em locais públicos: a importância de reforçar o suporte na quarentena

Acessibilidade 20/05/2020
Acessibilidade em locais públicos: a importância de reforçar o suporte na quarentena

Para garantir mais autonomia e segurança em tempos de isolamento social, é preciso aplicar as melhores estratégias de acessibilidade em locais públicos

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Wat sabe que a acessibilidade em locais públicos é uma necessidade em cidades pequenas, médias ou grandes, em todas as partes do mundo. Trata-se de um conceito e da aplicação de soluções para garantir mais autonomia e segurança para pessoas com deficiência. Aliás, este aspecto se torna ainda mais relevante em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com o isolamento social como uma medida crucial na luta conta o vírus, as pessoas com deficiência precisam de alternativas (acessibilidade em locais públicos) para se locomoverem de forma autônoma, sem a necessidade de alguém próximo auxiliando.

Soluções para acessibilidade em locais públicos

  • Placa em braile para corrimão: são placas instaladas no começo e no final do corrimão e têm o objetivo de informar o pavimento, a localização da pessoa em um edifício público, por exemplo.
  • Piso tátil de alerta e direcional: o piso tátil é uma solução de acessibilidade em locais públicos essencial. O modelo de alerta tem como função informar a presença de obstáculos, como de uma escada ou mesmo elevador. Já o piso direcional, orienta sobre a desobstrução em um determinado caminho, como em um corredor.
  • Alarme para banheiro PcD: tem a função de alertar para o ambiente externo sobre algum acidente ocorrido dentro do banheiro. Por exemplo, a pessoa com deficiência que sofrer uma queda no banheiro pode acionar um botão e isso ativa um alarme, indicado a necessidade de socorro.
  • Barra de apoio para banheiro: garante mais firmeza e segurança sempre que a pessoa precisar utilizar o banheiro, principalmente o vaso sanitário.
  • Faixa de sinalização: é uma solução aplicada nos degraus, alertando sobre a sua existência às pessoas com deficiência visual (total ou parcial).
  • Placas em braile: em locais públicos como prefeituras e órgãos de saúde e cidadania, o compartilhamento de informação deve ser irrestrito. Por isso, as placas em braile informam sobre departamentos, andares, setores e assim por diante. É uma solução ideal para a pessoa com deficiência visual se situar dentro de um ambiente.
  • Mapa tátil: assim como as placas em braile, o mapa tátil também tem a função de informar sobre ambientes, sobre a localização de salas, departamentos e assim por diante. Deve ser instalado na entrada dos espaços públicos.

Também podemos citar como exemplos de acessibilidade em locais públicos as rampas de acesso e o compartilhamento de informação através de tecnologias específicas, como audiobooks ou a presença de legendas em vídeos institucionais que são exibidos em tais ambientes.

Conte com a Wat!

Seja qual for a solução de acessibilidade para locais públicos que você precise comprar, na quantidade exata que necessita, você sabe que pode contar com a Wat! São anos e de experiência no mercado seguindo um elevado padrão qualidade, sempre com foco no fornecimento de soluções eficazes em prol da acessibilidade.

Além disso, o atendimento é especializado, transparente e objetivo, realizado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam diariamente com a comercialização de piso tátil, placas em braile e vários outros produtos. E você pode conversar diretamente com a equipe: fale com um dos nossos especialistas.

(11) 94720-5606