A importância e principais pontos da acessibilidade no turismo

Acessibilidade 28/10/2020
A importância e principais pontos da acessibilidade no turismo

Olhar com mais carinho, atenção e respeito à acessibilidade no turismo é garantir um setor muito mais profissional e aberto ao mundo todo

Não tem como negar que o turismo é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, afinal de contas, pessoas de todo mundo visitam o Brasil em busca do sol e das belezas naturais do nosso litoral e interior. Porém, mesmo com a demanda sempre grande, a acessibilidade no turismo ainda é um problema por aqui. No post de hoje, aqui no blog da Wat, vamos conhecer a importância e principais pontos da acessibilidade no turismo. Continue a leitura!

Acessibilidade no turismo: o que você precisa saber

  • Infraestrutura: pessoas com deficiência que decidem viajar encontram muitas dificuldades em relação à infraestrutura e em diversos pontos:
    • Aviões: muitas empresas aéreas cobram mais por passagens de pessoas deficiência, principalmente se utilizam cadeiras de rodas e necessitam de maior espaço nas aeronaves.
    • Restaurantes: muitos não possuem rampas de acesso e a circulação interna é complicada, com pouco espaço disponível para locomoção. Outro ponto problemático é a ausência de cardápios em braile e banheiros adaptados nos espaços. No caso do cardápio, por exemplo, a opção em braile agrega muito valor ao estabelecimento e abre as portas para pessoas com problemas de visão parcial ou total.
    • Teatros, estádios, auditórios: grandes espaços desse tipo, no exterior, estão preparados para receber pessoas com deficiência e já possuem estruturas totalmente adaptadas, inclusive com número definido de espaços especiais reservados. Aqui no Brasil, infelizmente, ainda é um som distante.
    • Atrações turísticas: por mais absurdo que pareça, muitas atrações turísticas famosíssimas em todo o Brasil não estão adaptadas para receber pessoas com deficiência.
  • Pessoas do turismo: os profissionais, homens e mulheres, que trabalham no setor também precisam participar mais ativamente quando o assunto é acessibilidade no turismo. Isso envolve:
    • Educação: quem trabalha na área precisa compreender que o atendimento prestado deve ser igualmente respeitoso, atencioso e profissional para todas as pessoas, independente da condição física do turista.
    • Treinamento: uma boa estratégia é realizar treinamentos focados especificamente no atendimento a pessoas com antecedência. Treinamentos que envolvam estudo e aplicação prática, simulação de situações reais e com pessoas com as mais variados tipos de deficiência.

A Wat está ao seu lado!

Se você está procurando por soluções em acessibilidade para adaptar o seu estabelecimento comercial, você sabe que está no lugar certo. A Wat é uma empresa de renome no mercado e que trabalha há muitos anos com os mais diversos tipos de produtos para acessibilidade, como piso tátil, linha braile, escadas acessíveis e muito mais.

E outro grande diferencial é o atendimento personalizado. Nosso time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam diariamente com empresas que buscam tais soluções. Tal experiência garante muito mais agilidade e assertividade no atendimento ao cliente. Comprove você também: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content