A importância da instalação de piso tátil em rampas de acesso

Acessibilidade 12/08/2020
A importância da instalação de piso tátil em rampas de acesso

Os pisos táteis são reconhecidamente uma das principais soluções de acessibilidade disponíveis no mercado e são essenciais em rampas de acesso

As rampas de acesso são soluções presentes nas portas de entrada de bancos, escolas, prédios públicos e em diversos outros ambientes que se preocupam com o acesso e segurança de pessoas com deficiência. São, até certo ponto, soluções bem conhecidas pelo público. O que pouca gente sabe, por sua vez, é da importância da instalação de piso tátil em rampas de acesso. Caso tenha curiosidade sobre o tema, o post de hoje aqui no blog da Wat é perfeito para você. Continue a leitura!

Piso tátil em rampa de acesso: confira os principais pontos de atenção

  • A ABNT NBR 16537:2016 é a norma brasileira que estabelece os padrões mínimos para a instalação de piso tátil em rampas de acesso. Em outras palavras, a empresa que assume tal responsabilidade, deve seguir os parâmetros estabelecidos.
  • Em rampas de acesso com inclinação igual ou superior a 5%, a instalação do piso tátil é obrigatória. Já em rampas com inclinação inferior, fica a critério do proprietário do local a instalação ou não desta solução de acessibilidade.
  • O piso não pode ser afastado do início do declive da rampa.
  • Já no final do declive, é possível instalar o piso tátil com afastamento mínimo de 25 centímetros.
  • O piso tátil direcional deve sinalizar todo o percurso da rampa, especialmente em comprimentos maiores que 2,10 metros.
  • Já em rampas com largura superior a 2,4 metros, o piso tátil direcional deve seguir a direção de cada corrimão lateral. O objetivo é ajudar a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida a encontrar facilmente um ponto de apoio seguro.
  • Modelos de piso: no mercado de acessibilidade, existem dois modelos principais de piso tátil, sendo o primeiro o piso tátil de alerta que tem como função (como o próprio nome indica) alertar sobre a presença de obstáculos no caminho. Existe também o piso tátil direcional que tem como função orientar o deslocamento por um determinado caminho, como por uma rampa de acesso ou corredor.

Piso tátil é com a Wat!

Não pense duas vezes quando precisar comprar piso tátil para rampa(s) em sua empresa, comércio, instituição de ensino ou mesmo residência! A Wat está ao seu lado! O time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto. Homens e mulheres que saberão indicar as melhores opções em piso tátil de alerta ou piso tátil direcional de acordo com a sua necessidade. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo