6 cidades que são exemplos de acessibilidade nos transportes e quais suas soluções

Acessibilidade 04/08/2021
6 cidades que são exemplos de acessibilidade nos transportes e quais suas soluções

De Curitiba à Varsóvia, passando por Dublin e pelo triângulo mineiro. Descubra as cidades exemplos de acessibilidade nos transportes

Sempre que pensamos na importância da acessibilidade nos meios de transporte, quase que automaticamente fazemos relações comparativas com algumas cidades brasileiras e estrangeiras que são exemplos de acessibilidade nos transportes. Aliás, este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Wat. Confira quais são os centros urbanos globais são referências neste aspecto.

Exemplo de acessibilidade nos transportes: no Brasil e no exterior

  1. Curitiba-PR: a capital paranaense é sem dúvidas a primeira cidade brasileira que vem à mente quando pensamos em exemplo de acessibilidade nos transportes. Por lá, 98% da frota é composta por ônibus acessíveis, que possuem elevadores. As famosas estações em tubo também contam com embarque em nível, assim como espaços reservados para pessoas com deficiência.
  2. Uberlândia-MG: uma das “pontas” do triângulo mineiro é referência nacional em acessibilidade nos transportes. Uberlândia é a primeira cidade brasileira com frota 100% adaptada às pessoas com deficiência. Inclusive, o município recebeu em 2012, o certificado de Boas Práticas em Transporte da ONU Habitat.
  3. Seattle-EUA: rampas de acesso em calçadas, prédios públicos acessíveis e ônibus, ferry boats e trens urbanos 100% adaptados. Seattle é, sem dúvidas, um destino norte-americano totalmente estruturado para receber pessoas com deficiência.
  4. Dublin-Irlanda: a capital irlandesa é famosa pelos PUBs e também por oferecer uma ótima estrutura em termos de acessibilidade. Os hotéis são preparados e os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que passam por todas as regiões metropolitanas contam com piso baixo. Suas estações também apresentam elevadores ou rampas de acesso.
  5. Varsóvia-Polônia: calçadas com piso tátil, elevadores e semáforos com botões em braile são exemplos que justificam a presença da capital polonesa em nossa lista. A cidade que possui terreno acidentado e é cortada por um rio, passou por diversos projetos de acessibilidade para garantir mais segurança aos seus moradores e turistas com deficiência.
  6. Breda, Holanda: os motoristas de ônibus da cidade são treinados e os veículos adaptados. Suas calçadas contam com piso tátil e muitos comerciantes utilizam rampas de acesso portáteis.

Access City Award: é um certificado / prêmio anual concedido pela União Europeia às cidades mais acessíveis do velho continente. Das cidades que listamos no post de hoje, Breda (2019) e Varsóvia (2020) já foram contempladas.

Sua procura por soluções de acessibilidade termina aqui

A Wat tem o que você procura! São diversas soluções de acessibilidade de altíssimo padrão para atender 100% das suas necessidades, como linha de pisos táteis, linha braile e também produtos para escadas e banheiros acessíveis. Todas as opções, sem exceção, seguem todos os parâmetros técnicos exigidos pelos órgãos competentes. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em relação ao que está comprando. Outro ponto de destaque por aqui é o atendimento, que é sempre personalizado e objetivo, sem enrolação. O que você precisa saber sobre variedade, especificações, preços e condições, basta perguntar: clique AQUI e envie uma mensagem de contato.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo