5 motivos para utilizar placas braile

5 motivos para utilizar placas braile

Uma boa sinalização facilita muito na organização e orientação de qualquer lugar… mas, e se a sinalização conter braile?
Listamos 5 motivos para utilizar placas braile como sinalização padrão em qualquer ambiente, confira:

  • O braile (ou braille)

Além de auxiliar na inclusão social, a sinalização obtida através do braile facilitará na transmissão de informações e orientação de cegos, e quando falamos em informação e orientação braile também levamos em consideração os valores sociais transmite, ou seja, se é uma empresa com sinalização braile então a mesma está comprometida com uma causa social que é a inclusão.

  • Alto relevo

O braile é um elemento de alto relevo, mas não é só este que contém esse aspecto na sinalização das placas braile, pois as letras e pictogramas também são composições em alto relevo, o que auxilia também na orientação de pessoas com baixa visão, pois vale destacar que nem todas as pessoas com baixa visão ou cegas sabem ler o braile, consequentemente já tiveram contato com o alfabeto tradicional, o que vai facilitar na sua percepção da informação nas letras em alto relevo.

  • Padronização

Quando há um certo padrão nas coisas há uma conclusão de que há organização nisto, e isso é um valor obtido na sinalização braile, pois as placas braile são confeccionadas dentro das normas de Acessibilidade, ou seja, há um padrão de contraste, tamanho de letras e outros detalhes e, se você sinaliza um ambiente por completo com a sinalização braile automaticamente é atribuído a este local uma aparência organizada.

  • Visibilidade

Como já foi mencionado, a sinalização em braile e em alto relevo auxilia na comunicação inclusiva, mas além de tudo isso a sinalização é prática para qualquer pessoa, pois pelo fato de serem padronizadas dentro das normas de Acessibilidade, as mesmas possuem o fator de contraste em grande destaque, contribuindo para uma percepção ocular imediata.

  • Praticidade

A aplicação das placas normalmente é realizada através de adesivo dupla face de fixação forte e resistente, porém, na ocorrência de uma alteração no ambiente a mudança das mesmas será fácil de fazer, sem a necessidade de utilizar furadeiras ou outras técnicas mais complexas e que possam corromper as paredes do local.

A lista é bem resumida, mas os motivos são de grande destaque quando analisamos com calma…

A WAT fornece não somente as placas braile como também o mapa tátil, que apresenta as vantagens das placas braile de forma ainda mais intuitiva.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | Youtube

Quer adquirir placas braile ou outros produtos de Acessibilidade? ligue para (11) 2018-0028 | (11) 94720-5606

Confira abaixo a obra de Acessibilidade que realizamos no Ministério Público do Paraná:

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo